A pós-cristandade de C. S. Lewis

A pós-cristandade de C. S. Lewis

  • by Luís Fernando Pires Braga |
  • Comments off

A pós-cristandade de C. S. Lewis.

Segundo C.S. Lewis, Modernidade, essa nova forma civilizatório-cultural, não guarda relação com o cristianismo, nem com o bom paganismo.

Para ele, havia um bom paganismo pré-cristão que se relaciona bem com o cristianismo.

Já na pós-cristandade, nada há que ligue o cristianismo e o bom paganismo à modernidade ou ao que também pode se chamar pós-modernidade. A ruptura é total.

Colin Duriez, numa biografia sobre Lewis e Tolkien, nos conta:

“Na sua conferência inaugural[em Cambridge], Lewis definiu o Antigo Ocidente pondo-o em contraste com o mundo moderno. A Grande Divisão encontra-se, acreditava ele, em algum lugar no começo do século XIX. Foi tanto uma divisão social e cultural quanto um deslocamento de ideias e crenças. Por outro lado, Lewis via valores positivos no paganismo pré-cristão que prefiguravam os valores cristãos que tanto advogava. Alertou em sua conferência:

Os cristãos e os pagãos tinham muito mais em comum uns com os outros do que qualquer um deles com um pós-cristão. A lacuna entre os que adoram deuses diferentes não é tão grande quanto entre os que adoram e os que não adoram[…] Um homem pós-cristão não é um pagão; da mesma forma poder-se-ia pensar que uma mulher casada recupera a virgindade pelo divórcio. O pós-cristão está isolado do passado cristão, e, portanto, duplamente do passado pagão.”

A Modernidade é realmente contrária ao cristianismo e ao bom paganismo.

A cisão é completa. Os valores são outros. A concepção da vida é outra. Novas ideias, formas de comportamento, etc

A ideologia de gênero, o politicamente correto, o totalitarismo digital, relações interpessoais superficiais, aborto, eutanásia, suicídio assistido, a idolatria do corpo, a liberação das drogas, o fanatismo ambientalista, a tara sentimentalista por animais irracionais, a destruição da família cristã, a democracia totalitária, cientificismo, a crença no alimento puro, orgânico, a longevidade sem sentido, etc são algumas características dessa pós-cristandade.

# A pós-cristandade de C. S. Lewis

Para mais textos sobre C. S. Lewis, clique aqui.

About Post Author

Luís Fernando Pires Braga

Advogado.

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento. Criado por WP RGPD Pro