Categories: Uncategorized

Coronavírus, tão perigoso mesmo?

Coronavírus, tão perigoso mesmo?

Quando se fala em epidemia autalmente, praticamente todos falam do coronavírus, da criança ao adulto. Será mesmo que o vírus tem potencial para causar uma epidemia de escala mundial?

É evidente que todos devem adotar medidas de higiene para diminuir a possibilidade de contágio pelo vírus. Hábitos de saúde esses que servem também para minimizar a contaminação por outros germes.

Na China a taxa de contágio está diminuindo, enquanto que no restante do mundo parece estar aumentando.

Períodos de quarentena em massa prejudicará a economia da China e, pelo efeito dominó, outros países, pois a China é fornecedora de vários produtos industrializados para várias indústrias situadas em vários países, bem como grande importadora de insumos.

Felizmente, até o presente momento, a taxa de mortalidade aparentemente é baixo, menor do que outros vírus. E, de acordo com o entrevistado, a taxa de contaminação do coronavírus é menor do que de outras viroses.

O verdadeiro impacto do coronavírus nas economias da China e do mundo ainda não é sabido, pois dependerá de vários fatores, entre eles o período de tempo de quarentena de muitas pessoas em vários pontos do globo.

Sugiro o vídeo da FGV sobre o Coronavírus, com o pesquisador Claudio Struchiner. Vídeo curto e que pode servir para afastar a sensação de catástrofe iminente propalado em diversos meios de comunicação.

O mundo está em alerta com a epidemia do coronavírus. Apesar da doença já estar em uma fase de estabilização na China, onde começaram os primeiros casos, na cidade de Wuhan, a epidemia já atingiu diversos países. Para falar sobre a contaminação e as formas de combater a doença, conversamos com o pesquisador e médico epidemiologista Claudio Struchiner, da FGV EMAp.

Retirado do canal no Youtube da FGV

Para mais artigos, clique aqui e conheça o blog.

P.S.: o presente blog não é especialista em medicina. Porém, dentro da liberdade de expressão, sugere o vídeo de um profissional da saúde sobre o tema a título de informação, não sugerindo nenhum tipo de tratamento.

Luiz Guedes da Luz Neto

Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa (2001). Mestre em Direito Econômico pela UFPB (2016). Aprovado no concurso de professor substituto do DCJ Santa Rita da UFPB (2018). Aprovado no Doutorado na Universidade do Minho/Portugal, na área de especialização: Ciências Jurídicas Públicas. Advogado. Como advogado, tem experiência nas seguintes áreas : direito empresarial, registro de marcas, direito administrativo, direito constitucional, direito econômico, direito civil e direito do trabalho. Com experiência e atuação junto aos tribunais superiores. Professor substituto das disciplinas Direito Administrativo I e II e Direito Agrário até outubro de 2018. Recebeu prêmio de Iniciação à Docência 2018 pela orientação no trabalho de seus monitores, promovido pela Pró-Reitoria de Graduação/UFPB. Doutorando em direito na UFPB.

View Comments

Recent Posts

Feliz 2023

Feliz 2023 Desejamos a todos um Feliz 2023, repleto de saúde, paz e realizações. Aproveitamos…

2 anos ago

Uma refexão para o Natal. Anjos na guerra: da Batalha de Mons à Guerra na Ucrânia.

Uma refexão para o Natal. Anjos na guerra: da Batalha de Mons à Guerra na…

2 anos ago

Por que querem tanto controlar as redes sociais?

Por que querem tanto controlar as redes sociais ? O ser humano, por ser um…

2 anos ago

Democracia na modernidade e a aristocracia política

Democracia na modernidade e a aristocracia política. Depois que Chesterton fez a análise perfeita sobre…

2 anos ago

Ocultismo e religiosidade na política

Ocultismo e religiosidade na política. Não é de hoje que o ocultismo e a religiosidade…

2 anos ago

O “Duplipensar” de políticos favoráveis ao aborto e as consequências disso

O Duplipensar de políticos favoráveis ao aborto e as consequências disso. Desvendado por George Orwell…

2 anos ago

This website uses cookies.