7 de setembro – Independência do Brasil

7 de setembro – Independência do Brasil

7 de setembro – Independência do Brasil

Comemora-se no dia 07 de setembro a independência do Brasil em relação a Portugal. Quando se fala na independência do Brasil, costuma vir à mente a imagem do quadro de Pedero Américo, que retratou Dom Pedro I bradando às margens do rio Ipiranga a famosa frase: “Independência ou morte”.

Porém, um personagem importante no processo brasileiro de independência é a esposa de Dom Pedro I, a Imperatriz Dona Maria Leopoldina. Não me recordo dela das minhas aulas de história dos antigos primeiro e segundo graus.

Dona Leopoldina foi a primeira pessoa a governar o Brasil porque o documento (decreto da independência) de independência foi firmado por ela, em 02 de setembro de 1822, durante o seu período de sua regência, que ocorreu quando seu esposo, Dom Pedro I, foi à São Paulo tentar conter uma revolta.

Quem afirma que a primeira mulher a governar o Brasil teria sido a presidente Dilma Roussef não conhece da história brasileira. Mas isso não é culpa exclusiva da pessoa, mas em grande parte do ensino de história no Brasil que não dá a devida atenção aos fatos históricos, isto é, ao invés de se preocupar em apresentar os fatos históricos em uma linha histórica bem clara e definida, prefere uma histórica crítica, porém sem apresentar todas as linhas de pensamento, que descarta dados importantes dos fatos históricos.

Dona Leopoldina, durante a sua regência, chefiou o Conselho de Estado, deliberando pela independência, pela contratação de militares estrangeiros para chefiar o exército brasileiro, em substituição aos oficiais portugueses.

Os historiadores relatam que ela era contra a escravidão e teria incentivado a imigração de suícos e de alemães para o Brasil, os primeiros se fixando e fundando a cidade de Nova Friburgo, no Estado do Rio de Janeiro, e os segundos nos Estados do Sul do Brasil. A bandeira do Brasil foi idealizada por ela também.

Espero que novos livros de História do Brasil sejam editados e publicados apresentando melhor a história brasileira, com divulgação do exato teor dos documentos históricos e apresentando os fatos em uma linha do tempo mais clara e precisa, sem contaminação ideológica.

Feliz 7 de setembro a todos!

Para ler sobre Karl Kraus e as “frases feitas”. Slogan, fanatismo e violência, clique aqui.

Para ler sobre Usucapião entre cônjuges?, clique aqui.

About Post Author

Luiz Guedes da Luz Neto

Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa (2001). Mestre em Direito Econômico pela UFPB (2016). Aprovado no concurso de professor substituto do DCJ Santa Rita da UFPB (2018). Aprovado no Doutorado na Universidade do Minho/Portugal, na área de especialização: Ciências Jurídicas Públicas. Advogado. Como advogado, tem experiência nas seguintes áreas : direito empresarial, registro de marcas, direito administrativo, direito constitucional, direito econômico, direito civil e direito do trabalho. Com experiência e atuação junto aos tribunais superiores. Professor substituto das disciplinas Direito Administrativo I e II e Direito Agrário até outubro de 2018. Recebeu prêmio de Iniciação à Docência 2018 pela orientação no trabalho de seus monitores, promovido pela Pró-Reitoria de Graduação/UFPB. Doutorando em direito na UFPB.

Leave Comments

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento. Criado por WP RGPD Pro