A questão da democracia em Tomás de Aquino na obra “Do governo dos príncipes ao Rei de Cipro

A questão da democracia em Tomás de Aquino na obra “Do governo dos príncipes ao Rei de Cipro

A questão da democracia em Tomás de Aquino na obra “Do governo dos príncipes ao Rei de Cipro*

A absolutização da democracia é algo a ser discutido. Democracia é um processo político, não algo plenamente executado, perfeito.

 Tomás de Aquino dispõe sobre o “governo do povo”, em sua obra: “Do governo dos príncipes ao Rei de Cipro”: “Assim como sucede, em certas coisas ordenadas ao fim, também no “governo do povo” se dá o reto e o não reto.

Uma coisa se dirige retamente quando vai para o fim conveniente” “Se, contudo, o governo se ordenar, não ao bem comum da multidão, mas ao bem privado do regente, será injusto e perverso.”

Daí decorre o apotegma  “Vox populi, vox Dei” (a voz do povo é a voz de Deus), quando o consenso geral afirma justiça de alguma coisa. Mas, como na definição do Aquinata é necessário que esse consenso geral seja feito retamente, caso contrário, teremos o seu inverso: “Vox populi, vox diaboli”(a voz do povo é a voz do diabo).

Muitos tiranos chegaram ao poder pela via democrática. Exemplo clássico disso: a chegada de Adolf Hitler ao governo da Alemanha nos braços do povo!

Dessa forma, uma democracia sem valores consistentes (sem a retidão) pode muito bem cair na tentação de impor, por ser maioria, algo injusto, “sendo então todo o povo como que um só tirano”.

Exatamente aquilo que T.S Eliot chamava de “democracia totalitária”. Algo parecido já acontece onde a ideia advinda do pensamento  “politicamente correto” se impõe a toda sociedade como verdadeira tirania.

* Atual ilha de Chipre

#ReiDeCipro

#T.S.Eliot

#TomásdeAquino

#guedesebraga

#direito

# A questão da democracia em Tomás de Aquino

About Post Author

Luís Fernando Pires Braga

Advogado.

Recent Comments

Leave Comments

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento. Criado por WP RGPD Pro