Candidaturas sem filiação partidária

Candidaturas sem filiação partidária

Candidaturas sem filiação partidária

O Supremo Tribunal Federal – STF realizará audiência pública, no dia 09/12/2019, para discutir a viabilidade de candidaturas avulsas (candidaturas sem filiação partidária) nas eleições.

As candidaturas avulsas são aquelas nas quais o candidato não tem filiação partidária.

O Ministro Luís Roberto Barroso é o relator do Recurso Extraordinário (RE) 1238853, que tem repercussão geral.

A Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro negou registros de candidatura a prefeito e a vice-prefeito do Rio de Janeiro, afirmando que a Constituição Federal, no art. 14, parágrafo 3º, inciso V, proíbe candidaturas avulsas ao estabelecer que a filiação partidária é condição de elegibilidade.

É um debate interessante, pois o STF irá declarar se é possível a candidatura avulsa. Você é favorável às candidaturas avulsas? Em um momento de baixa representatividade dos partidos políticos, talvez a possibilidade de candidatura avulsa possa ser interessante para que candidatos que não se alinhem às propostas de algum partido político possa participar do pleito eleitoral.

Candidatura avulsa
Candidatura avulsa

Anotações:

Texto do art. art. 14, parágrafo 3º, inciso V, da CF/88:

Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:
§ 3º São condições de elegibilidade, na forma da lei:

V – a filiação partidária;

RE 1238853

Fonte: site do STF

Para mais artigos do blog, clique aqui.

Decisão do STF sobre ordem de apresentação das alegações finais em processo penal, clique aqui.

About Post Author

guedesebraga

Leave Comments

Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento. Criado por WP RGPD Pro