Discussão política e lógica

Discussão política e lógica

política e lógica  Discussão política e lógica 

As proposições são, conforme a lógica, a expressão verbal do juízo. A proposição é composta de sujeito, elo e predicamento e nega ou afirma algo de alguma coisa. Quando formulamos uma proposição, ela é delimitada. Sendo assim, quanto à extensão, a proposição pode ser universal, particular ou singular. 

Ora, ao propormos um assunto ele tem que se cingir, evidentemente, ao que é proposto. Por isso mesmo, é lícito perguntar em que termos vamos discutir para que o tema não fuja dos parâmetros limitados. 

Na discussão política, quase sempre contaminada por paixões, ideologias, preconceitos, entre tantas outras nuances errôneas, discutir sob parâmetros lógicos é a arma certa para afastar aqueles erros.

 Certa vez, por exemplo, discutindo sobre Luís Carlos Prestes e a mudança de ponto de vista dele sobre a luta armada, disse que ele, Prestes, em 1989, na eleição presidencial, apoiara Brizola. Já nos anos 60, o insuspeito Carlos Lacerda, líder máximo da Direita e ferrenho anti-comunista disse que o procuraria para formar a Frente Ampla, movimento pela democracia contra o Regime militar instaurado no Brasil. Ou seja, eu havia formulado proposições singulares a respeito de Prestes e as premissas eram aquelas.

 No entanto, o meu oponente não quis saber. Disse que o comunismo era um mal em si, um sistema assassino e o Sr. Prestes era um fingido.

 Pois bem, asseverei que, no decorrer da história do velho comunista do PCB, houve uma mudança e que o mesmo falava abertamente do voto, da democracia, em socialismo pelo voto e que o assunto estava sendo violado.

 O meu amigo, então, respondia, de forma genérica, fora do assunto proposto por mim e vociferava: ” comunistas não mudam nunca, não se convertem, etc”

 Como se depreende acima, ele formulava proposições universais sobre o comunismo e consequências, mas não se atinha a figura de Prestes e a mudança de posição política dele.  Concordaria com ele, caso o assunto fosse o comunismo, no entanto ele fugia do que eu havia proposto, da lógica na discussão política para dar vazão à sua paixão e repulsa ao comunismo. 

#discussão

#lógica

#política

#luisfernandopiresbraga

#guedesebraga 

About Post Author

Luís Fernando Pires Braga

Luís Fernando Pires Braga

Advogado.

Leave Comments

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento. Criado por WP RGPD Pro