Dostoiévski e o esquema de Chigalióv: Despotismo e o comportamento das pessoas num Governo Mundial

Dostoiévski e o esquema de Chigalióv: Despotismo e o comportamento das pessoas num Governo Mundial

Dostoiévski e o esquema de Chigalióv: Despotismo e o comportamento das pessoas num Governo Mundial

Descrevemos em “Uma breve lição sobre o governo mundial” algumas características desse Governo: medo (difusão do terror na sociedade), crença fanática(acreditar, por exemplo, cegamente em mandamentos oriundos de um governo) e controle (totalitarismo).

Outra característica de um governo mundial é ser ele um governo socialista planetário onde uma ordem deve ser cumprida igualmente por todos os seres humanos e todos têm que se comportar da mesma forma. Governos locais, outrossim, obedecem a agenda do Governo mundial.

Sendo assim, neste experimento mundial de governabilidade, estando o povo igualmente preso em casa por causa de uma pandemia e cumprindo os mesmos deveres, o indivíduo que desobedecer a ordem emanada da autoridade socialista mundial ou local causará ódio e será vítima de perseguição. A repressão e punição ao transgressor, por mais estranho que possa parecer, contará com ajuda dos próprios cidadãos que passam a ser colaboradores do Governo Mundial.

Para que isso aconteça, perigosos tecnocratas e seus governantes, induzem os cidadãos ao ápice do medo a fim de que um vigie o outro até chegarem ao ponto da delação ou da agressão mútuas. Por exemplo, bastam as imagens de pessoas agredindo outras que não usam máscaras** ou a prisão de cidadãos por causa de um mero passeio para confirmar esse estado de coisas.

O importante, para o Governo Mundial, é garantir que todos permaneçam iguais na escravidão e na privação.

Dostoiévski desvendou esse mecanismo socialista e o “comportamento de manada” no livro “Os Demônios”* quando tratou do personagem Chigalióv.

Primeiro, as características do personagem que revelam a personalidade e a crença fanática:

“Em minha vida nunca havia visto um homem com o rosto tão sombrio, carrancudo e soturno. O olhar dele era o de quem parecia esperar a destruição do mundo, e não Deus sabe quando, segundo profecias que nem podiam se realizar, mas num dia absolutamente definido, por exemplo, depois de amanhã pela manhã, exatamente às dez horas e quinze minutos.”(Pág. 144)

Depois, o esquema dele descrito por outro personagem, Piótr Stepánovitch:

“Chigalióv é um homem genial! Sabe, é um gênio como Fourier, mais forte que Fourier; vou cuidar dele. Ele inventou a “igualdade”!

No esquema dele cada membro da sociedade vigia o outro e é obrigado a delatar.
Cada um pertence a todos, e todos a cada um. Todos são escravos e iguais na escravidão.

Nos casos extremos, recorre-se à calúnia e ao assassinato, mas o principal é a igualdade.”(Pág. 407)

Conclui, dizendo:

“Os escravos devem ser iguais: sem despotismo ainda não houve nem liberdade nem igualdade, mas na manada deve haver igualdade…”(Pág. 407)

P.S.: *Utilizamos a tradução de “Os Demônios” da Editora 34.

**Até causas legítimas como o uso de máscaras numa pandemia é instrumentalizado para os fins de um Governo Totalitário.

Para ler sobre uma breve lição sobre o governo mundial, clique aqui.

# Dostoiévski e o esquema de Chigalióv

About Post Author

Luís Fernando Pires Braga

Advogado.

Recent Comments

  • ODILON ROCHA

    Excelente, como sempre.
    Um adendo pretencioso.
    Me atrevo a desconfiar de alguns vídeos e fotos que mostram as arbitrariedades, estranhas ao conhecido pacifismo brasileiro, praticadas pelos agentes dos governos locais.
    Não passariam de um teatro de convencimento, para impor o medo da “transgressão”?
    A guerra da desinformação e psicólogica, por diversos meios, citando apenas alguns como a camuflagem, a simulação e dissimulação, não é fácil e não é para qualquer um.

Leave Comments

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento. Criado por WP RGPD Pro