O ataque à estátua do Padre Antonio Vieira: fanatismo e ignorância

O ataque à estátua do Padre Antonio Vieira: fanatismo e ignorância

O ataque à estátua do Padre Antonio Vieira: fanatismo e ignorância

O ataque à estátua do Padre Antonio Vieira denota o fanatismo aliado ao desconhecimento histórico- cultural.

Incentivados pelo movimento anti-racista global que tem como slogan “Vidas negras importam”, manifestantes, em Lisboa, vandalizaram o monumento erguido ao famoso padre português, associando-o ao racismo.

Essa associação, pois, além de injusta é ignorante.

“Um Imperador da língua portuguesa”, como dizia dele Fernando Pessoa. Sua visão profético- cultural era embasada na Bíblia, nos moralistas gregos e romanos, em Agostinho, em Descartes, na Patrística e nos místicos espanhóis.

O crítico literário Eugênio Gomes definiu assim o famoso padre jesuíta: “um Vieira que transcende os limites da Escolástica pelo gênio da língua e pelo espírito especulativo, que o induziu a assimilar as ideias filosóficas e científicas mais adiantadas do seu tempo, não raro indo além do que lhe era permitido.”

Essa visão de gênio espiritual, então, possibilitou a ele não ficar preso a um conservadorismo doentio e maldito que, como dizia Eliot, até justificar a escravidão com a interpretação bíblica queria.

Em carta a Afonso VI, denunciou o maltrato aos índios e o trabalho escravo nas colônias.

Essas denúncias o levaram ao cárcere e ele escreveu de forma irônica: “os inquisidores vivem da fé e os jesuítas morrem por ela”.

Hoje, existem a persegui-lo outros tipos de “inquisidores” que vivem outro tipo de “fé”: a “fé” numa espécie de vingança perene e na destruição do que é bom.

Padre Antonio Vieira não será derrotado, sua memória, como a de muitos, continuará a sofrer ataques desses destruidores, pois “o diabo na rua no meio do redemoinho”, como nos ensinou Guimarães Rosa, não vai parar.

# fanatismo e ignorância

Para ler sobre o Fanatismo político na Era das redes sociais, clique aqui.

About Post Author

Luís Fernando Pires Braga

Luís Fernando Pires Braga

Advogado.

Leave Comments

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento. Criado por WP RGPD Pro