O histórico artigo “Avançar por medo” de Jacques Attali. Pandemia e Governo Mundial

O histórico artigo “Avançar por medo” de Jacques Attali. Pandemia e Governo Mundial

O histórico artigo “Avançar por medo” de Jacques Attali. Pandemia e Governo Mundial

“A substância ou índole de uma época é resultante de variações internas – do homem e seu espírito – ou externas – formais e como se fossem mecânicas. Entre estas últimas, a mais importante, quase sem dúvida, é o deslocamento do poder. Mas esse traz consigo um deslocamento do espírito.” (Ortega y Gasset em “Quem manda no mundo?” no livro a “Rebelião das Massas”)


“…Não existe veneno mais mortal na atitude humana do que o julgamento gerado pelo medo”(Do livro o “Gigante pálido” de Pierrepont B. Noyes.)

Jacques Attali, intelectual francês que bem jovem trabalhou no Governo Miterrand, escreveu, em 2009, sobre o potencial modificativo de uma pandemia e sua capacidade de fazer avançar uma agenda globalista a partir do medo gerado por ela.

A pandemia era o H1N1(ou gripe suína) e o renomado escritor dizia:

“A história nos ensina que a humanidade só evolui significamente quando ela realmente tem medo. Ela põe então em funcionamento mecanismos de defesa: às vezes intoleráveis(como os bodes expiatórios e os totalitarismos), às vezes fúteis(a distração), às vezes eficazes(terapêuticas que afastam, se necessário, todos os princípios morais anteriores).”

Ele pontua, então, que é necessário afastar princípios morais anteriores e conclui:

“Depois, uma vez a crise passada, ela transforma esses mecanismos para torná-los compatíveis com a liberdade individual e inscrevê-los em uma política de saúde democrática.”

Medidas, pois, “terapêuticas que afastam, se necessário, todos os princípios morais anteriores” e depois esse “mecanismo de defesa” deve ser modificado e adaptado à “liberdade individual” e a “uma política de saúde democrática”. É o que chamamos hoje de “novo normal”(ver nosso artigo precedente sobre isso).

A transformação dos mecanismos de defesa(inclusive os morais)pela crise, na verdade, é um projeto de transformação política conforme a vontade de um poder global.

Attali, então, confirma:

“Para isto, se deve colocar em funcionamento uma policia mundial, um estoque mundial e, portanto, uma fiscalização mundial. Vamos chegar então muito mais rápido do que teria permitido simplesmente a razão econômica, a por em funcionamento as bases de um verdadeiro governo mundial.”

P.S.: Não qualificamos o artigo de Attali de “profético”, pois o prolífico autor conhece bem os meandros do poder e devia e deve saber como funcionam os mecanismos para a implantação do Governo Mundial.

Para ler mais sobre pandemia, clique aqui.

# Pandemia e Governo Mundial

About Post Author

Luís Fernando Pires Braga

Advogado.

Recent Comments

  • Odilon Rocha

    Excelente artigo
    Na realidade o artigo corrobora o advento do governo global, que de certa maneira já existe de forma incompleta.
    Difícil lutar contra um poder econômico avassalador.
    Difícil, não impossível.

    • Luís Fernando

      Obrigado, caro Odilon.

      Muito difícil mesmo conter essa oligarquia supranacional financeira e política. Ou o povo de um país resiste ou será futuramente escravizado por esse poder global.

      A virtude do patriotismo inoculada como antídoto na alma de um povo é a grande arma contra a globalização predatória.

  • A prefeitura de São Luís consegue suspender no STJ repasse diário ao setor de transporte | notícia - Guedes & Pires Braga Advocacia

    […] Para ler sobre O histórico artigo “Avançar por medo” de Jacques Attali. Pandemia e Governo Mun… […]

Leave Comments

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento. Criado por WP RGPD Pro