Reforma administrativa e os impactos no servidor público
Reforma administrativa e os impactos no servidor público
O governo federal encaminhará ao Congresso Nacional, nos próximos dias, uma proposta para a reforma administrativa. E como não podia deixar de ser, haverá impactos no servidor público.
Esse tema interessa não apenas ao servidor público, mas a todos os brasileiros, pois o serviço público é custeado com recursos provenientes dos tributos.
Bom conhecer várias óticas sobre a reforma administrativa. Um desses olhares está no vídeo criado pela Fundação Getúlio Vargas, na sua série Bate-papo FGV, com o professor Carlos Ari Sundfeld.
A quem interessar, colocamos o link do vídeo abaixo.
Resumo da apresentação do vídeo apresentado pelo produtor do vídeo:
O governo retomou a Reforma Administrativa, que racionaliza a vida do servidor público. No entanto, o grande problema do país não é a quantidade de servidores, que é semelhante aos padrões internacionais. O gargalo é a desigualdade no setor público, onde há carreiras de elite, nas quais esses servidores ganham muito e possuem grandes benefícios. Por outro lado, existem as carreiras proletárias dos servidores públicos, principalmente na educação e saúde, a maioria nos municípios, com baixos salários
Procuraremos, em outras postagens, trazer outros pontos de vista com o intuito ampliar o debate.
Para leitura de texto sobre os quintos dos servidores públicos, clique aqui.
Para acesso ao texto da Constituição Federal, clique aqui.
Recent Comments
Eurico Alves Monteiro Neto
Os servidores públicos são parte essencial para o desenvolvimento de qualquer país, contudo, no Brasil, lamentavelmente foram elevados a uma categoria de marajás, parafraseando um antigo presidente, muito salário, direitos adquiridos, os mais “antigos” tem salários acima do teto, jornada abaixo das 6 horas, dentre outras aberrações…. Conheço servidores que faltam todas as sextas feiras, pois dizia ele que para ser demitido teria que ter 60 faltas sem justificativas por ano, como o ano não tem 60 semanas….. Já dizia um velho professor meu, “…se quer estabilidade, vá ser servidor público, se quer salario alto, vá para o setor privado, ou dois??? você está no paraíso….” não podemos manter uma parte da população no paraíso….. existe monarquia no Brasil???
Os últimos 10 anos do PIB brasileiro - Guedes & Pires Braga Advocacia
[…] Para assistir ao vídeo da FGV sobre a reforma administrativa, clique aqui. […]