Uma oração de São Tomás de Aquino nesta Páscoa
Uma oração de São Tomás de Aquino nesta Páscoa
Tomás de Aquino compôs diversas preces. Escolhemos uma para rezar durante a Páscoa dado o intenso desgaste mental imposto, principalmente, pelo meio tecnológico, que é transmitido com frequência, em forma de audiovisual, fonte quase incessante de ignorância e de maledicência.
“Preferia ter uma centena de livros de Aristóteles e sua filosofia a qualquer riqueza que o mundo pudesse lhe dar”, escreveu Chesterton sobre São Tomás de Aquino.
Realmente, ele amava os livros e se debruçava sobre eles em busca de conhecimento, não por causa de algo mundano, mas para tornar a cristandade mais robusta. Não para torná-la intelectualmente pedante, mas para mostrar que todo o conhecimento racional, moralmente superior, que leva a Deus também pode ser revelado aos humildes de forma sobrenatural.
Por isso mesmo, a despeito de sua inteligência e de suas obras, disse: “nada se compara ao que eu vi”, numa alusão a seus êxtases místicos.
Para tudo tinha uma oração e justificou a necessidade de orar, assim: “Não oramos para mudar os desígnios de Deus, mas apenas para obter o que ele determinou que seja alcançado por meio da oração”.
Eis a prece para rezar antes dos estudos e melhorar a mente nesta Páscoa:
“Criador inefável, que dos tesouros de tua sabedoria estabeleceste três hierarquia de anjos, organizando-as em ordem maravilhosa acima dos céus, conduzindo-as pelas regiões do universo com arte e beleza.
Tu que és proclamado fonte de luz e da sabedoria e o princípio eminente acima de todas as coisas,
infunde um raio de teu brilho nos lugares escuros de minha mente, afasta de minha alma as duas escuridões nas quais nasci: o pecado e a ignorância. Tu tornas eloquente a língua das crianças. Refina a minha fala e derrama sobre meus lábios a bondade da tua bênção.
Dá-me
O dom do discernimento,
A capacidade da memória,
A habilidade para aprender, a sutileza para interpretar e a eloquência do discurso.
Orienta o começo do meu trabalho, dirige seu desenvolvimento e leva-o à conclusão.
Tu que és verdadeiro Deus e verdadeiro homem, e vives e reinas para sempre.
Amém”
Feliz Páscoa.
Leia também:
O itinerário intelectual da busca pela felicidade à luz do pensamento de São Tomás de Aquino
[rock-convert-pdf id=”4337″]