Uma oração de São Tomás de Aquino nesta Páscoa

Uma oração de São Tomás de Aquino nesta Páscoa

Uma oração de São Tomás de Aquino nesta Páscoa

Tomás de Aquino compôs diversas preces. Escolhemos uma para rezar durante a Páscoa dado o intenso desgaste mental imposto, principalmente, pelo meio tecnológico, que é transmitido com frequência, em forma de audiovisual, fonte quase incessante de ignorância e de maledicência.

“Preferia ter uma centena de livros de Aristóteles e sua filosofia a qualquer riqueza que o mundo pudesse lhe dar”, escreveu Chesterton sobre São Tomás de Aquino.

Realmente, ele amava os livros e se debruçava sobre eles em busca de conhecimento, não por causa de algo mundano, mas para tornar a cristandade mais robusta. Não para torná-la intelectualmente pedante, mas para mostrar que todo o conhecimento racional, moralmente superior, que leva a Deus também pode ser revelado aos humildes de forma sobrenatural.

Por isso mesmo, a despeito de sua inteligência e de suas obras, disse: “nada se compara ao que eu vi”, numa alusão a seus êxtases místicos.

Para tudo tinha uma oração e justificou a necessidade de orar, assim: “Não oramos para mudar os desígnios de Deus, mas apenas para obter o que ele determinou que seja alcançado por meio da oração”.

Eis a prece para rezar antes dos estudos e melhorar a mente nesta Páscoa:

“Criador inefável, que dos tesouros de tua sabedoria estabeleceste três hierarquia de anjos, organizando-as em ordem maravilhosa acima dos céus, conduzindo-as pelas regiões do universo com arte e beleza.

Tu que és proclamado fonte de luz e da sabedoria e o princípio eminente acima de todas as coisas,

infunde um raio de teu brilho nos lugares escuros de minha mente, afasta de minha alma as duas escuridões nas quais nasci: o pecado e a ignorância. Tu tornas eloquente a língua das crianças. Refina a minha fala e derrama sobre meus lábios a bondade da tua bênção.

Dá-me
O dom do discernimento,
A capacidade da memória,
A habilidade para aprender, a sutileza para interpretar e a eloquência do discurso.

Orienta o começo do meu trabalho, dirige seu desenvolvimento e leva-o à conclusão.

Tu que és verdadeiro Deus e verdadeiro homem, e vives e reinas para sempre.

Amém”

Feliz Páscoa.

Agências reguladoras
Agências reguladoras

Leia também:

O itinerário intelectual da busca pela felicidade à luz do pensamento de São Tomás de Aquino

Publicado no blog Guedes & Braga

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

About Post Author

Luís Fernando Pires Braga

Advogado.

Leave Comments

Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento. Criado por WP RGPD Pro