A proibição de dizer “Feliz Natal” na União Europeia e a reação do Papa

A proibição de dizer “Feliz Natal” na União Europeia e a reação do Papa

A proibição de dizer “Feliz Natal” na União Europeia e a reação do Papa

Bergoglio falou como um verdadeiro defensor do cristianismo contra as vertentes políticas da União Europeia infensas à religião cristã.

Ele reagiu à feitura de um Manual Interno da Comissão Europeia para a Igualdade, trazendo, entre outras coisas, instruções para substituir a expressão “Feliz Natal” por “Boas Festas”. É o que eles chamam de “liguagem inclusiva” ou “comunicação inclusiva”. Ou seja, “inclusiva” desde que não faça referência ao cristianismo.

Já fiz duras críticas a esse Papa e não as retiro nos pontos em que, acho, ele não estava Iluminado pelo Espírito Santo, nem pela reta razão.

Mas, agora ele acertou quando comparou esse tipo de política “inclusiva” da UE a algo como as políticas de Napoleão ou nazi-comunistas.

O Sumo Pontífice disse:

“Na história, muitas, muitas ditaduras tentaram fazer esse tipo de coisa. Pense em Napoleão…Pense na ditadura nazista, na ditadura comunista…”

A diferença, acrescentemos, é a forma gentil com que a UE quer passar essa mensagem grotesca de abolição da saudação cristã num continente que tem profundas raízes cristãs.

O Papa continuou:

“É uma moda do secularismo diluído”.

E concluiu, dizendo ser necessário “ter cuidado para não abrir caminho a colonizações ideológicas”, pois “isso pode levar à divisão de países e ao colapso da União Europeia”.

A reação surtiu efeito e, por enquanto, esse manual está suspenso.

Leia também:

O perigo do cientificismo aplicado à política em “Uma resposta ao professor Haldane”, de C.S. Lewis

Para ler mais textos, clique aqui.

# A proibição de dizer “Feliz Natal” na União Europeia e a reação do Papa

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

About Post Author

Luís Fernando Pires Braga

Advogado.

Recent Comments

  • ODILON ROCHA

    O Papa que se cuide.
    E a União Europeia que vá passear.

    PS: diante de um projeto diabólico, totalitário, e das muitas ocasiões em que o Sr. Bergoglio não foi nada exemplar, fico aqui pensando: isso é falso ou de coração?

    • Luiz Guedes

      Boa pergunta.

Leave Comments

Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento. Criado por WP RGPD Pro