Evelyn Waugh e a 2a Guerra Mundial. Parte II. “Sangue, Suor e Lágrimas” e o “Dr. Akonanga”.

Evelyn Waugh e a 2a Guerra Mundial. Parte II. “Sangue, Suor e Lágrimas” e o “Dr. Akonanga”.

Evelyn Waugh e a 2a Guerra Mundial. Parte II. “Sangue, Suor e Lágrimas” e o “Dr. Akonanga”.

O contundente discurso “Sangue, Suor e lágrimas” do Estadista Winston Churchill fala da preservação dos valores da civilização ocidental, da luta da liberdade contra a tirania nazista e pede ajuda a Deus para enfrentar toda a desgraça causada por essa guerra.

A retórica é pefeita, mas o dia a dia de uma guerra é outra coisa. Existe uma espécie de vale-tudo nela onde até a crendice mais absurda entra em cena.

Como disse no texto anterior, Evelyn Waugh sabia tratar assuntos sérios com humor. E humor do tipo satírico.

O episódio que envolve a bela funcionária das Forças Armadas Britânicas (QGHOO)*, Virginia Troy, e o Dr. Akonanga, narrado em “Rendição Incondicional”, última parte da trilogia “A Espada da Honra” sobre a 2a Guerra Mundial, dá uma boa dimensão disso.

Virginia Troy engravidara e não queria o bebê.

Com terríveis dramas de consciência, procurara, em Londres, uma clínica clandestina para fazer o aborto.

Indicaram-lhe a clínica do Dr. Akonanga que se autointitulava “Terapeuta naturista, psicólogo profundo” e que praticava “Cirurgia”.

Em chegando lá, Virgínia foi surpreendida com a informação de que o Dr. Akonanga tinha se mudado dali e havia sido contratado pelo Governo Britânico.

Ela consegue localizar o novo endereço que ficava numa espaçosa residência.

Subindo a escadaria da nova casa do “Doutor”, Virgínia ouve tambores. Bate na porta, o batuque cessa e o Dr. Akonanga aparece.

Ao entrar, Virgínia repara na decoração: mobília convencional, tambores, ossos, um galo decapitado e uma fotografia ampliada de Winston Churchill.

Dr. Akonanga, então, diz a Virgínia: “Estou esperando escorpiões há três dias. O Major Albright me garantiu que vinham de avião do Egito. Eu expliquei que são um ingrediente essencial para uma de minhas poções mais valiosas.”

Na verdade, o Dr. Akonanga era um feiticeiro e estava a serviço da Inglaterra.

Virgínia, então, pergunta para ele:

“O que o senhor está fazendo que possa ser mais importante do que eu?”

“Com gravidade e altivez”, o Dr. Akonanga responde:

“Estou provocando pesadelos terríveis em Herr Von Ribbentrop”**

Superstições, misticismo barato, ocultismo, gnosticismo nunca abandonaram a humanidade e numa tragédia como a 2a Guerra Mundial não iriam faltar.

Waugh sabia disso e sabia também que essas coisas não funcionam.

Mas, a contratação do “Doutor” pelo Governo Britânico funcionou, ainda que por vias rocambolescas, para impedir o crime abominável e o pecado mortal de Virgínia.

A abordagem sobre o aborto durante a guerra não foi gratuita.

Embora não se consiga salvar todas as crianças da guerra e do aborto, salvar a vida de uma criança que esteja a seu alcance, para Waugh, era tão importante quanto salvar milhões. Por isso mesmo, ele escreveu: “Julgamentos quantitativos não se aplicam”.

P.S.:*QGHOO(Quartel-General das Operações Ofensivas de Risco)

**Joachim Von Ribbentrop foi Ministro das Relações Exteriores da Alemanha Nazista.

Leita também:

A importância da grande literatura e da lógica na identificação da falsa notícia e dos maus governantes. Pandemia, aborto, fake news e a perversa contradição.

Evelyn Waugh e a 2a Guerra Mundial.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Publicado no blog Guedes & Braga

About Post Author

Luís Fernando Pires Braga

Advogado.

Leave Comments

Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento. Criado por WP RGPD Pro