O Livro “Desinformação” e a capa da revista The Economist.

O Livro “Desinformação” e a capa da revista The Economist.

O Livro “Desinformação” e a capa da revista The Economist.

Nicolae Ceausescu, o ditador comunista romeno, ofereceu 2 milhões de dólares pela cabeça do Tenente-General Ion Mihai Pacepa.

Pacepa, Chefe do serviço de inteligência da Romênia, desertara do seu país, satélite comunista da URSS.

Não foi capturado e lançou o excelente livro “Desinformação”.

É uma obra sobre espionagem, política, inteligência e de como se influencia a opinião pública.

No entanto, não é necessário gostar de espionagem ou política para ler esse livro, basta ser curioso para saber como as coisas acontecem para a divulgação das notícias e ideias que regem, em grande parte, o mundo.

Muito se falou, recentemente, sobre a capa “programática” da revista The Economist, que retrata de forma alegórica os acontencimentos mundiais.

Há na capa, entre outras coisas, uns patos voando e muitos não sabem o significado disso.

A explicação, contudo, pode ser observada no início do livro do General Pacepa.

Em frase atribuída a Pavel Sudoplatov, ex chefe do Serviço Soviético de Inteligência, que resume de maneira lapidar o grau da desinformação no mundo e o que são as narrativas da grande imprensa:

“Na Rússia, pato, além de seu significado normal, é um termo para desinformação. Quando os patos estão voando significa que a imprensa está publicando a desinformação”.

Para ler sobre Antes de George Orwell: Chesterton, Belloc e a “profecia” de uma sociedade de escravos, clique aqui.

# O Livro “Desinformação” e a capa da revista The Economist.

The book “Disinformation” and the cover of The Economist magazine.

Nicolae Ceausescu, the Romanian communist dictator, offered $ 2 million for the head of Lieutenant-General Ion Mihai Pacepa.

Pacepa, Head of Romania's intelligence service, had deserted his country, a communist satellite of the USSR. 
 
It was not captured and released the excellent book "Disinformation". 
 

It is a work on espionage, politics, intelligence and how public opinion is influenced.

However, it is not necessary to like espionage or politics to read this book, just be curious to know how things happen for the dissemination of news and ideas that largely govern the world.

Much has been said recently about the “programmatic” cover of The Economist magazine, which allegorically portrays world events.

On the cover there are, among other things, ducks flying and many do not know the meaning of this.

In a phrase attributed to Pavel Sudoplatov, former head of the Soviet Intelligence Service, which summarizes in a polished way the degree of disinformation in the world and what are the narratives of the mainstream press:

“In Russia, duck, in addition to its normal meaning, is a term for disinformation. When ducks are flying it means that the press is publishing disinformation.”

 
 

About Post Author

Luís Fernando Pires Braga

Advogado.

Recent Comments

  • ADELSON JESUS

    Caro Luiz Guedes,
    Esta semana o jornal ingles FINANCIAL TIMES dedicou uma pagina inteira à forma como a Índia está lidando com a Covid. A reportagem, que foi traduzida e integralmente colocada no jornal VALOR ECONOMICO, diz que tudo lá na Índia está mal, está fora de controle. Um belo gráfico mostra a “enorme” evolução de casos na Índia. Só que “esqueceram” de citar que os casos POR MILHÃO na Índia estão muito abaixo de USA e UK (e também do BR). Não se pode comparar a quantidade de casos ABSOLUTOS entre ìndia (que tem 1,3 bilhão de habitantes) com GBR (menos de 70 milhões de habitantes). Mas o FT faz justamente isso, certamente para desviar a atenção da péssima forma com que a própria GBR lidou com a pandemia.

    • guedesebraga

      Grande Adelson, a questão da desinformação não é nova. Porém, parece que, com a popularização da internet, ela ganhou uma amplitude enorme. Muitos patos voam diariamente. Abraço.

  • É possível a penhora de cotas sociais de empresa em recuperação para garantir dívida pessoal de sócio ? | STJ - Guedes & Pires Braga Advocacia

    […] Para ler sobre “O Livro “Desinformação” e a capa da revista The Economist”, clique… […]

Leave Comments

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento. Criado por WP RGPD Pro