A ÁRVORE DE NATAL DE DOSTOIEVSKI NA CASA DE CRISTO
A ÁRVORE DE NATAL DE DOSTOIEVSKI NA CASA DE CRISTO De: Luís Fernando Pires Braga
Para compreender Dostoievski, não é necessário seguir o conselho de Coleridge sobre Dante que sugeriu: “suspension of disbelief”, ou seja, uma suspensão temporária da descrença. Dante era católico e sua genialidade dependia dessa religião.
Dostoievski era cristão ortodoxo russo e era gênio, também, por causa dessa crença.
Pois bem: “Havia num porão uma criança…” Assim se inicia o conto “A árvore de Natal na Casa de Cristo”.
Era um Natal gelado em São Petersburgo e a criancinha morava, no porão, com sua mãe.
Na noite natalina, o menininho vê sua mãe doente naquele triste subterrâneo: chama-a, toca-a e ela está gelada, percebe algo estranho: sua mãe morrera.
Foge para rua, é ameaçado por cães, adultos, vê crianças brincando em festas maravilhosas, brinquedos fantásticos e sofre, terrivelmente, com o frio! Ele entra numa dessas festas e é expulso aos berros! Uma mulher lhe dá uma moeda que rola pelas escadas, pois o menininho não consegue mais fechar a mão dado o frio congelante!
Dostoievski, em toda sua obra, denuncia o mal e sabe como a maldade é misteriosa e assola até os mais inocentes.
Sabe também que a única resposta ao mal é Ele. E finaliza esta singela história:
Reencontra-se com a mãe e com várias crianças…
“..Mamãe, mamãe! Como é bom aqui, mamãe! Quem são vocês, então meninos? E vocês meninas, quem são?
“Isto é árvore de Natal na Casa de Cristo … respondem-lhe. Todos os anos, neste dia, há, na Casa de Cristo, uma Árvore de Natal para os meninos, meninas…”
Ao fugir, após muito sofrer, o nosso pequeno herói, refugiara-se:num cantinho escuro de um pátio para passar a noite congelante de Natal, então:
“E nesse lugar, pela manhã, os porteiros descobriram o cadáverzinho de uma criança gelada junto a um monte de lenha. Procurou-se a mãe…estava morta um pouco adiante; os dois se encontraram no Céu, junto ao Bom Deus.
Bom Natal! #natal#cristo#jesus#Dostoievski
Recent Comments
As alegrias hediondas do "natal do porta dos fundos", liberdade de expressão e um Feliz Natal! - Guedes & Pires Braga Advocacia
[…] Para mais artigos sobre o Natal, clique aqui. […]