Bento XVI e a morte. Uma breve reflexão

Bento XVI e a morte. Uma breve reflexão

Bento XVI e a morte. Uma breve reflexão

Havia escrito recentemente que um bilionário* quer ser imortal e que isso é o desejo de muita gente.

O Papa Bento XVI pensa diferente.

Em carta de 2 de outubro de 2021, ao lamentar a morte de um padre amigo, ele disse que desejava, em breve, se encontrar com os amigos no Céu.

Alguns reclamaram, outros estranharam, mas o que existe mesmo é um homem sábio, aceitando o destino implacável.

A morte, para os que querem ser imortais no planeta Terra, se torna desesperadora por causa da centralização do ego. Dessa centralização, surge o egoísmo e todas as concupiscências que levam à desesperança.

Bento XVI, ao contrário, segue o caminho dos santos e sábios e sabe que existe um caminho para a “boa morte”, tão negligenciado, num mundo marcado pelo hedonismo e pelo materialismo.

Mesmo Montaigne, um cético, reconhecia que há uma grande sabedoria que ajuda a morrer. “Filosofar é aprender a morrer”, dizia o autor de “Ensaios”.

Em diálogos marcantes entre o jornalista Jean Jacques Antier e o filósofo Jean Guitton, temos essa bela lição sobre a ars moriendi:

“Quanto mais o ego for ancorado em si mesmo, às vezes de forma hipertrofiada, mais a morte será difícil. O santo e o sábio, que renunciaram à ditadura do ego, não conhecerão essa angústia da passagem, sobretudo se acrescentarmos a fé na ressureição dos corpos prometida por Cristo, e a fé na sobrevivência do espírito indestrutível.”

Pois bem, Bento XVI cumpre o seu papel de grande católico. Ensinou a muitos como viver e aprendeu a morrer.

P.S.: *Lições de Vinicius de Moraes para Jeff Bezos. Memento mori.

Agências reguladoras
Agências reguladoras

Leia também:

Bento XVI, a “Ditadura do relativismo” e a destruição da ideia de direito.

O moderno credo anticristão e a excomunhão social”. Reflexões sobre política, moral e sociedade a partir dos ensinamentos de São João Paulo II e Bento XVI

Publicado no blog Guedes & Braga.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

About Post Author

Luís Fernando Pires Braga

Advogado.

Leave Comments

Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento. Criado por WP RGPD Pro