Os últimos 10 anos do PIB brasileiro

Os últimos 10 anos do PIB brasileiro

Os últimos 10 anos do PIB brasileiro.

Importante analisarmos os últimos 10 (dez) anos do Produto Interno Bruto – PIB, para constatarmos, de forma objetiva, o que efetivamente cresceu a economia brasileira.

A recessão de 2014-2016 foi a mais severa sofrida pelo Brasil, ainda mais do que a da década de 1980, de acordo com o professor Armando Castelar. E o que teria gerado e agravado a recessão seria a crise fiscal (fator principal).

Estima o aludido professor que o crescimento dos anos de 2020-2021 será resultado do aumento da confiança dos consumidores, que se traduzirá em aumento do consumo das famílias. O outro fator será o aumento da disponibilidade de crédito.

Interessante assistir ao vídeo, cujo link está abaixo, para obter informações sobre as expectativas de crescimento para o Brasil nos próximos dois a três anos.

Importante analisar o passado para que os erros não sejam repetidos.

“A última década do PIB no Brasil foi uma década perdida, como aconteceu nos anos 1980. Foi até pior, pois naquela época era fácil entender a crise dramática”. Com essa declaração, o entrevistado Armando Castelar, pesquisador do FGV IBRE, faz uma breve análise dos últimos 10 anos do PIB no Brasil. A grande crise de 2014 a 2016 foi considerada a pior recessão da história. A boa notícia é que estamos na retomada do crescimento entre 2020 e 2021, com o crédito alavancando o consumo. #BatePapoFGV

Para assistir ao vídeo da FGV sobre a reforma administrativa, clique aqui.

About Post Author

Luiz Guedes da Luz Neto

Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa (2001). Mestre em Direito Econômico pela UFPB (2016). Aprovado no concurso de professor substituto do DCJ Santa Rita da UFPB (2018). Aprovado no Doutorado na Universidade do Minho/Portugal, na área de especialização: Ciências Jurídicas Públicas. Advogado. Como advogado, tem experiência nas seguintes áreas : direito empresarial, registro de marcas, direito administrativo, direito constitucional, direito econômico, direito civil e direito do trabalho. Com experiência e atuação junto aos tribunais superiores. Professor substituto das disciplinas Direito Administrativo I e II e Direito Agrário até outubro de 2018. Recebeu prêmio de Iniciação à Docência 2018 pela orientação no trabalho de seus monitores, promovido pela Pró-Reitoria de Graduação/UFPB. Doutorando em direito na UFPB.

Leave Comments

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento. Criado por WP RGPD Pro