Vídeo da apresentação no I SINDA – Universidade de Santiago de Compostela – Regulação Econômica

Vídeo da apresentação no I SINDA – Universidade de Santiago de Compostela – Regulação Econômica

Vídeo da apresentação no I SINDA – Universidade de Santiago de Compostela – Regulação Econômica

O vídeo acima foi enviado para o I SINDA.

Mídia com a apresentação do artigo sobre Anatel, regulação e grupos de interesse.

Título do artigo: AGÊNCIAS REGULATÓRIAS E GRUPOS DE INTERESSE: UMA EXPLICAÇÃO ATRAVÉS DA TEORIA DO ESTADO-FATO DE LÉON DUGUIT E DA TEORIA ECONÔMICA DA REGULAÇÃO DE GEORGE J. STIGLER.

Autor: Luiz Guedes da Luz Neto Co-autora: Lorena de Melo Freitas

No vídeo o pesquisador aborda a dinâmica dos grupos de interesse nas Agências Reguladoras para explicar o resultado da regulação econômica que nem sempre é favorável ao usuário/consumidor.

Para isso, utiliza a Teoria do Estado-Fato do francês Léon Duguit e a Teoria Econômica da Regulação do norte-americano George J. Stigler.

Por que a agência reguladora, que foi criada para fiscalizar as empresas que prestam serviços concedidos, parece não desempenhar o seu papel a contento? Com a conjugação das duas teorias acima mencionadas, o pesquisador busca apresentar uma explicação, com fundamento em dados empíricos, para a ineficiência da regulação através das agências reguladoras, apresentando hipótese bem instigante que lança luzes sobre o problema que afeta milhões de pessoas diariamente no Brasil.

Abaixo segue link do livro resultado da pesquisa do autor no mestrado, com o aprofundamento da questão apresentada no vídeo. O viés adotado no livro é único no Brasil.

#direito

#agênciasreguladoras

#ISINDA

#LéonDuguit

#GeorgeStigler

#Estado-Fato

#advocacia

Para texto sobre aproximaões regulatórias entre Brasil e Portugal na economia compartilhada, clique aqui.

Texto sobre a regulação dos patinetes elétricos na cidade de São Paulo, clique aqui.

About Post Author

guedesebraga

guedesebraga

Leave Comments

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento. Criado por WP RGPD Pro